PUBLICIDADE

Jornada Mundial da Juventude traz cinco mil jovens a Évora

Francisco Alvarenga, texto | Gonçalo Figueiredo, fotografia

Cerca de cinco mil jovens, participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), serão acolhidos nas diversas paróquias da Arquidiocese de Évora entre os próximos dias 26 e 31 de julho.

Os jovens, indica fonte da Arquidiocese, serão acolhidos pelos 15 comités paroquiais no âmbito dos denominados “Dias nas Dioceses” que “são o encontro que antecede a JMJ e têm como objetivo “acolher os peregrinos estrangeiros, sendo que muitos terão pela primeira vez contacto com o nosso país”.

“Nesse acolhimento, os comités locais procurarão proporcionar um ambiente de partilha e intercâmbio entre os jovens da Arquidiocese de Évora e os jovens peregrinos, promovendo a partilha cultura e espiritual”, sublinha a mesma fonte, acrescentando que esses serão também “momento de evangelização, missão e oração/crescimento na fé”. 

O programa para esses dias inclui iniciativas organizadas nos diversos municípios, destacando-se atividades de cariz desportivo, social, cultural e espiritual. Um dos pontos altos acontecerá no dia 30 de julho, com a realização de uma festa da juventude, em Vila Viçosa, na qual são esperados cerca de 3500 participantes.

Os jovens seguirão depois para Lisboa, para participarem na JMJ. A nível do Alentejo, e conforme já noticiado pela SW Portugal, são esperados cerca de 10 mil jovens.

Dos cinco mil jovens estrangeiros que irão ficar na Arquidiocese de Évora, 1400 optaram pela capital de distrito, não apenas por se tratar da maior cidade, também por questões de natureza logística. “Essa grande concentração em Évora deve-se ao número de paróquias e à existências de diversas escolas básicas e secundárias, espaços comunitários que irão acolher estes peregrinos”, diz Nuno Camelo, o responsável diocesano pela organização da JMJ.

Já a cidade de Estremoz irá acolher cerca de 300 jovens. Segundo o município, os peregrinos são oriundos de Guatemala, El Salvador e França e vão ser acolhidos em Estremoz em articulação entre a Câmara Municipal e a Paróquia de Santo André.

O município indicou que assegura o alojamento, a alimentação e o apoio logístico, ficando a cargo da paróquia o acompanhamento dos peregrinos e a organização das atividades a realizar durante essa semana. O programa de atividades, de acordo com a autarquia, alterna momentos espirituais e lúdicos, encerrando com a “festa da juventude”, dia 30. Na Arquidiocese de Évora são esperados cerca de cinco mil peregrinos.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.