PUBLICIDADE

Universidade de Évora atribui ‘honoris causa’ a Braga de Macedo

A Universidade de Évora (UE) vai atribuir o doutoramento honoris causa ao economista e professor universitário Jorge Braga de Macedo numa cerimónia agendada para o próximo dia 23 de março de 2022, pelas 11h00, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UE, estando o discurso laudatório a cargo de Aníbal Cavaco Silva, professor universitário e antigo Presidente da República.

A reitora da UE, Ana Costa Freitas, recorda “a excelência do currículo académico na área da Economia e o reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da competência do Professor Braga de Macedo”, realçando ainda a “sua forte ligação à Universidade de Évora, particularmente ao Departamento de Economia” que motivaram a atribuição do grau de doutor honoris causa.

Além do ensino e da investigação Jorge Braga de Macedo é autor de uma vasta obra bibliográfica, que abrange os domínios da Economia, Ciência Política, Relações Internacionais e Direito.

Jorge Braga de Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, completou mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA) e obteve um mestrado em Economia em Yale, onde se doutorou em 1979. Pertenceu à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) e, entre 1988 e 1991, à Comissão Europeia.

A nível nacional, foi presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus (1994-1995) e ministro das Finanças (1991-1993). Deu aulas no Centre Européen d’Education Permanente em Fontainebleau, na Universidade Católica de Lisboa e na Universidade de Princeton, entre outras. Foi consultor do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Atualmente, é professor de Economia na Universidade Nova de Lisboa e leciona no Institut d’Etudes Politiques (SciencesPo) em Paris.

É diretor do Centro de Globalização e Governação (CG & G) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Pesquisa Tropical (IICT) e Membro do Conselho de Governadores do Centro Internacional de Inovação na Governação Internacional em Waterloo, Canadá. Foi nomeado membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e a 20 de fevereiro 2012.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.