PUBLICIDADE

Vítor Silva: “Uma praia é sempre um fator de atratividade”

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, diz que uma praia no interior do Alentejo, constitui “sempre um fator de atratividade”. Segundo Vítor Silva, a aposta dos municípios nestes equipamentos permite captar mais turistas. A existência de praia pode ser “determinante” na hora de escolher o destino de férias.

Qual é o impacto que o turismo de praia no interior tem tido no Alentejo?

Em primeiro lugar, as praias fluviais foram destinadas fundamentalmente pelos autarcas e pelas entidades públicas, nomeadamente, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e o Turismo de Portugal para beneficiar as populações locais. Essa é a sua principal valência. Mas, obviamente, isso constitui também um fator de atratividade daqueles municípios. E sabendo nós que o Alentejo, grande parte do ano, tem temperaturas muito elevadas, uma praia é sempre um fator de atratividade. Fundamentalmente é uma valorização para utilização das populações locais, mas acaba por ser também uma valorização do município de criar mais atratividade para a visitação de turistas.

Quais as vantagens destas praias? Como é que se tira partido disto?

A população local passa a ter praias e esse é um fator de grande atratividade. Quase 50% dos turistas que se movimentam no mundo, fazem-no fundamentalmente por causa do sol e da praia. A criação das praias fluviais, e isto não é recente, é recente no nosso país, permite que uma pessoa que vive no interior e que está a 100 ou 150 quilómetros da costa, passe a ter uma praia. Não é uma praia de mar, uma praia fluvial não tem essas características, mas há praias fluviais muito boas, nomeadamente no nosso território. Também para os turistas é importante ter um sítio onde se possam banhar. 

O atrativo, portanto, é enorme?

Claro. É ver a quantidade de praias à volta do Alqueva, mas não só, e o que é que isso representou. Inclusivamente, há pessoas estrangeiras, mas também portuguesas, que se têm deslocado para localidades onde há praias fluviais e esse foi um fator, pode não ter sido o principal, mas foi determinante na escolha desses locais para viver. 

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.