PUBLICIDADE

Turismo. Alentejo passa barreira das três milhões de dormidas

Os resultados preliminares da atividade turística em 2022, agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que o Alentejo ultrapassou a barreira das três milhões de dormidas.

É a primeira vez que o número de dormidas nos estabelecimentos turísticos do Alentejo ultrapassam a barreira dos três milhões. De acordo com os dados preliminares do INE, a região “fechou” 2022 com um total de 3,033 milhões de dormidas, o que traduz um acréscimo de 33% comparativamente com 2021, ano ainda marcado pelos efeitos da pandemia de covid-19.

Se a comparação for feita com 2019, ano em que as unidades hoteleiras da região venderam 2,94 milhões de dormidas, naquele que era considerado, até agora, o “melhor ano de sempre” para o turismo na região, a subida é de 3,2%. A região foi, sobretudo, procurada por turistas nacionais, tendo sido vendidas a este segmento 2,093 milhões de dormidas (quase 70% do total).

Ainda de acordo com o INE, e ao contrário do que sucede no todo nacional, a estada média no Alentejo diminuiu o ano passado (- 4%), sendo que cada turista não chega, em média, a permanecer três dias na região.

Com os resultados de 2022, o Alentejo passou a representar 4,36% do total de dormidas de todo o país, dado sublinhado pelo secretário de Estado do Turismo, que destacou, em Évora, a “trajetória de crescimento muito assinalável” do setor na região.

“Apesar da representatividade no contexto do país, estes são sinais muito positivos (…) há uma trajetória de crescimento muito assinalável em camas, em dormidas, em receitas e em taxas de ocupação”, sublinhou Nuno Fazenda, no início de um “roteiro” que pretende atrair mais turistas para o interior do país: “É esse o nosso desafio, mais turismo no interior do país e mais turismo também em todo o Alentejo”.

Partilhar artigo:

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.