PUBLICIDADE

Tapetes nas ruas de Arraiolos entre 8 e 12 de junho

A Câmara de Arraiolos volta a organizar a iniciativa “O Tapete Está na Rua”, entre os próximos dias 8 e 12 de junho, num programa que integra um conjunto de atividades culturais, como exposições, animação, colóquios e debates, além da mostra e venda de produtos locais, artesanato e gastronomia.

O principal destaque vai para a mostra de tapetes de Arraiolos no centro histórico da vila, com vários exemplares desta tapeçaria local estendidos nas ruas e praças e pendurados nas portas, janelas e varandas. A valorização do tapete de Arraiolos e a promoção desta arte também vão estar em foco durante a conferência “Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da recolha e inventariação à UNESCO”.

Segundo o município, citado pela Lusa, a iniciativa constitui-se como um “contributo para a defesa do tapete de Arraiolos, de forma a que as empresas produtoras e as bordadeiras do concelho possam exercer a sua atividade com dignidade”. Procurando promover e valorizar o tapete de Arraiolos, assinalou a autarquia, o evento visa também “dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais”.

Do tapete de Arraiolos, bordado a lã sobre tela, conhecem-se referências já desde os finais do século XVI (1598), com origem na vila alentejana com o mesmo nome, povoada no princípio do mesmo século por mouros e judeus, expulsos da Mouraria de Lisboa por D. Manuel I.

Segundo investigações históricas, as famílias ali fixadas encontraram abundantes rebanhos de boa lã e diversidade de plantas indispensáveis ao tingimento e fabrico das telas onde são manufaturados os tapetes, empregando a técnica do ponto cruzado oblíquo, denominada “Bordado de Arraiolos”.

A Câmara, que aguarda há vários anos pela certificação dos tradicionais tapetes, pretende candidatar o tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.