PUBLICIDADE

Quatro dias para dançar (e muito mais) nas margens de Alqueva

A dança é a principal aposta do Festival Andanças, que decorre de 18 a 21 de agosto em Campinho (Reguengos de Monsaraz), mas os sete espaços de programação irão acolher mais de 120 atividades, incluindo bailes, concertos, atividades para crianças, performance e teatro, entre muitas outras.

As manhãs e os finais de tarde serão dedicados às oficinas de dança: de Bollywood ao forró, das danças catalãs às romani ou às dos Balcãs, dos bailes mandados às chamarritas dos Açores, passando pela dança oriental ou pela bachata, não faltam propostas para quem quiser ensaiar uns passos de dança.

Os bailes iniciam-se pelas 22h00 e prolongam-se noite fora em três palcos: o seara, o quintal, assim chamado por se encontrar instalado no quintal da casa de uma família de Campinho, e o palco feira. A abertura, no dia 18, será com o baile dos suíços Bruno et Maria Avec Heiri. 

Pelo Andanças irão passar grupos de seis países. À Suíça junta-se a Bélgica (Duo De Schepper – Souvandjiev, Geronimo e Aérokorda), Brasil (Balão Power Trio), Espanha (Ulúa, La Rúa Del Bal e Giravolt, além do galego Sergio Cobos), Itália (Lo Stivale Che Balla) e Portugal (Burel, Parapente700, Não És Tu Sou Eu, Dahu e Folky Bal’boa).

Os concertos iniciam-se pelas 17h00. A Urtiga, Malino e CaosArte irão atuar no lavadouro da aldeia. Pelo palco Campinho irão passar, entre outros, quatro formações locais: Grupo Brisas do Atlântico, Al Canti, Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e Grupo de Cantares Encanta Modas. 

A ligação do Andanças com a cultura alentejana reforça-se com a realização de uma oficina de viola campaniça, a cargo de Nelson Conde, outra de pintura alentejana, com Alda Garcia, e visitas à Olaria Patalim, em São Pedro do Corval, e à Fábrica Alentejana de Lanifícios, em Reguengos de Monsaraz. A Alqueva Experience irá organizar uma sessão de showcooking seguida da degustação do prato confecionado.

Todos os dias, logo pela manhã (9h00) e ao final de tarde (19h00), haverá oficinas de relaxamento com propostas tão diversas como yoga e meditação, reflexologia, danças circulares sagradas, postura e alongamentos ou massagem ayurvédica, entre outras.

E porque o Andanças é um festival para as famílias, o Espaço Criança terá atividades ao longo do dia, com uma programação que inclui, por exemplo, rodas cantadas, ateliês de jogos, de máscaras e de confecção de bonecos de pano e sessões de histórias. Instalada no Quintal Criança, que também será palco de diversas atividades, na tenda do Circo VagaMundo haverá espetáculo e uma oficina de circo e acrobacia dirigida a pais e filhos.

Novidade este ano será o Transfer Alqueva que irá levar os participantes à praia fluvial de Monsaraz. A partida de Campinho será pelas 14h45 e o regresso às 17h15, aproveitando o momento de pausa da programação, nas horas quentes. Haverá ainda caminhadas por trilhos da região, um passeio de veleiro no Alqueva e oficinas e passeios de bicicletas dinamizados pela Cicloficina dos Anjos.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.