PUBLICIDADE

Pedimos ao Chat GPT que escrevesse sobre Estremoz

Luís Godinho, texto

Desafiámos o Chat GPT, um programa de inteligência artificial, a apontar estratégias para o desenvolvimento de Estremoz, perguntámos-lhe por José Daniel Sádio e pedimos que elaborasse uma notícia para publicar no jornal. As respostas foram surpreendentes. Até fez poesia.

Antes, o contexto. A página de internet chama-se Chat GPT e apresenta-se como uma “ferramenta que permite interações por meio de mensagens de texto” e que está preparada para “ajudar a responder a perguntas, fornecer explicações, auxiliar na redação de textos e muito mais”. Trata-se de um exemplo de “inteligência artificial avançada”, que se diz “capaz de processar informações, aprender padrões e fornecer respostas de maneira semelhante ao que um [ser] humano faria, mas com base em algoritmos e modelos matemáticos”.

O acesso, pelo menos por enquanto, é gratuito. As respostas são surpreendentes, apesar de por vezes serem genéricas e sempre politicamente corretas, como se vê no primeiro desafio que lançámos: escrever uma pequena notícia, com não mais de 100 palavras, sobre Estremoz.

Escreveu isto: “Estremoz, uma encantadora cidade localizada no coração do Alentejo, em Portugal, é conhecida por sua rica história, cultura e tradições. Com seus belos castelos, igrejas e casas caiadas de branco, Estremoz atrai turistas de todo o mundo. Além disso, a cidade é famosa por sua produção de vinho e mármore. Seus vinhos premiados e as pedreiras de mármore são elementos essenciais da economia local. Com uma atmosfera acolhedora, Estremoz oferece uma gastronomia deliciosa, festas tradicionais e uma variedade de atividades ao ar livre, tornando-se um destino imperdível para quem visita o Alentejo”. Notámos que faltava o título. E ele surgiu de imediato: “Estremoz – Um encantador tesouro histórico no coração do Alentejo”.

Notícia feita, pedimos para aprofundar um pouco mais. É que, embora “encantadora” a cidade enfrenta alguns desafios. “Como qualquer outra”, respondeu a máquina, apontando problemas como o desemprego, o envelhecimento da população, o acesso limitado aos serviços de saúde, “que pode incluir a falta de especialistas médicos e a necessidade de deslocação para receber certos tipos de tratamento”.

Quanto ao envelhecimento, o Chat GPT sublinha tratar-se de “um desafio comum em muitas áreas rurais do país”, com “impactos em áreas como serviços de saúde, cuidados de longo prazo, oferta de empregos e necessidades sociais”.

“No entanto”, acrescenta, “é importante ressaltar que Estremoz também possui uma comunidade ativa e dinâmica, com iniciativas para enfrentar esse desafio, como programas sociais, apoio aos idosos e ações de inclusão”. A resposta é genérica e quando pedimos para aprofundar somos aconselhados a procurar informação “atualizada e precisa” no Instituto Nacional de Estatística ou na Câmara de Estremoz.

A propósito de Câmara, o que pode dizer sobre José Daniel Sádio? Lá surge um texto onde se refere à “vasta experiência” do autarca na gestão pública e ao trabalho que tem realizado na procura de “parcerias e investimentos para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Estremoz, valorizando os setores tradicionais, como a produção de vinho e o mármore, ao mesmo tempo em que incentiva o empreendedorismo e a inovação”.

No final, surge o alerta de que o texto “não é baseado em dados específicos disponíveis” e que o ideal será consultar a comunicação social local. Uma resposta muito idêntica à que avança quando pedimos informações sobre outros políticos, como Sónia Ramos ou Luís Mourinha. Decididamente, pelo menos por enquanto, o Chat GPT foge destes temas como o “diabo da cruz”.

DESENVOLVIMENTO E TURISMO

Mudemos de assunto. O próximo desafio foi pedir-lhe uma estratégia para o desenvolvimento de Estremoz, no curto prazo. Entre as medidas sugeridas inclui o “estímulo ao empreendedorismo local”, o que “pode ser feito por meio da disponibilização de espaços de coworking, programas de aceleração empresarial e acesso a financiamento e capacitação”, o investimento na promoção turística como forma de “impulsionar a economia local” e o “desenvolvimento de setores estratégicos com potencial de crescimento, como a produção de vinho, o turismo rural, a indústria do mármore e a agricultura sustentável”.

Em matéria de turismo, a máquina baralha-se um pouco. Recomenda uma visita ao castelo, “um dos ícones da cidade, que remonta ao século XIII e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da região”, ao museu, à Igreja de Santa Maria e à Pousada Rainha Santa Isabel, também ao mercado, “um evento tradicional e animado que ocorre no centro da cidade, onde é possível encontrar artesanato local e produtos típicos”, e aos Paços do Concelho, “localizados na Praça do Giraldo”. Anotamos o erro e lá surge a resposta: “Peço desculpas pelo equívoco anterior. Você está correto, a Praça do Giraldo está localizada em Évora, não em Estremoz. Agradeço por corrigir essa informação”. De nada.

UM POEMA PARA ESTREMOZ

Pedimos ao Chat GPT que escrevesse um poema sobre Estremoz. Levou uns 30 segundos a fazê-lo. Apelidou-o de “Encanto Poético do Alentejo”.

Nos campos do Alentejo, radiante,/ Ergue-se uma cidade encantadora e vibrante./ Seu nome é Estremoz, repleta de história,/ Um tesouro que enche de glória.

Suas muralhas testemunham tempos idos,/ Onde a nobreza vivia seus dias felizes./ Castelos imponentes, majestosos,/ Contam contos antigos e grandiosos.

Estremoz, terra de mármores tão belos,/ Em suas pedreiras, talentos singelos./ Esculpe-se a arte com maestria,/ Cativando olhos com tanta harmonia.

Suas ruas de branco, casas caiadas,/ Convidam a caminhar pelas calçadas./ Pelos mercados, cores e sabores se cruzam,/ Encantando todos os que por ali percorrem.

Estremoz, berço de vinhos nobres,/ Sabores únicos que acariciam os paladares./ Rótulos premiados, uvas abençoadas,/ Um brinde aos momentos, às jornadas.

E no coração dos estremocenses,/ Aconchego, amor e memórias intensas./ Gente que trabalha, que faz acontecer,/ Orgulhando-se de sua cidade renascer.

Estremoz, encanto do Alentejo,/ Em teu nome, poesia e desejo./ Um lugar especial, onde a alma repousa,/ E a beleza desfila, radiante e formosa.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.