PUBLICIDADE

Olivum e UE promovem sustentabilidade do azeite

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares do Sul lançou, em parceria com a Universidade de Évora, o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), iniciativa dirigida aos produtores de azeitona e lagares do Alentejo que pretende dar resposta a desafios prementes do setor olivícola da região.

Entre os objetivos deste programa de adesão voluntária está o reforço da capacitação empresarial na implementação, valorização e comunicação das melhores práticas de sustentabilidade.

Segundo a Olivum, “o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo resulta do reconhecimento da importância da oferta de azeites da região produzidos de forma sustentável nas suas dimensões ambiental, social e económica”.

Pedro Lopes, presidente da associação, assume que “a sustentabilidade ambiental e a compatibilização entre agricultura e proteção da natureza são uma das prioridades da Olivum” e sublinha que “o olival moderno é responsável por 73% da produção nacional de azeite, com o Alentejo a contribuir com 85% do total produzido em Portugal”.

Já Maria Raquel Lucas, professora da Universidade de Évora, recorda que “a sustentabilidade, mais do que um objetivo, é um processo no qual o olival o moderno e os olivicultores estão empenhados em melhorar a produtividade e o bem estar social e ambiental, alargar mercados e levar o conhecimento sobre o cultivo da azeitona mais longe”, sendo que ”o PSSA é a ferramenta fundamental para ajudar a concretizar esses objetivos e avançar no processo rumo à sustentabilidade”.

O PSSA, segundo os promotores, “contribuirá para o desenvolvimento, a longo prazo, da atividade olivícola da região, assegurando níveis elevados de competitividade, através da eficiência interna e da captação e manutenção de mercados que valorizam estas práticas”.

O projeto prevê uma ampla reflexão, troca de experiências a nível internacional com subsequente divulgação dos resultados.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.