A APENO — Associação Portuguesa de Enoturismo lançou a Wine Tourism TV, um canal na internet criado com o objetivo de “promover o setor internacionalmente e atrair visitantes para regiões menos conhecidas de Portugal”.
De acordo com a APENO, trata-se do primeiro canal no mundo inteiramente dedicado ao enoturismo e que faz parte da estratégia de internacionalização da associação. A plataforma visa comunicar, de forma criativa e didática, a riqueza e diversidade do enoturismo português, posicionando Portugal como um destino de referência para enófilos e profissionais do setor.
A associação acrescenta que na primeira fase, que envolveu a criação da plataforma e a produção dos primeiros programas, foram investidos cerca de 100 mil euros, sendo que toda a programação é legendada em ingês e “direcionada tanto a enoturistas quanto a empresas, entidades do setor do vinho e do turismo, além de jornalistas especializados”.
Inicialmente, o canal contará com dois programas — “Wine Tourism World” e “Wine Tourism Talks” — além de um noticiário semanal, sendo o canal igualmente disponibilizado em plataformas de streaming como Spotify, Google Podcast e Apple Podcast.
“Queremos mostrar que o enoturismo português é um dos melhores do mundo. Além da qualidade dos nossos vinhos, os portugueses são mestres na arte de bem receber”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, destacando que a plataforma “irá contribuir para a descentralização do turismo, através da promoção de regiões vitivinícolas menos conhecidas e impulsionando” o desenvolvimento económico regional.
“Além de promover a descentralização do turismo, este canal será uma montra para a qualidade dos nossos vinhos. Ao chegar a importadores, distribuidores e consumidores estrangeiros, esperamos também impulsionar o crescimento das exportações de vinho português”, acrescenta Maria João de Almeida.
Recorde-se que o enoturismo em Portugal tem registado um crescimento notável, com cerca de três milhões de visitantes anuais, de acordo com o Turismo de Portugal, representando um contributo de 4,2% para o PIB nacional, em resultado de uma faturação de 800 milhões de euros.
Ainda de acordo com a associação, a Wine Tourism TV prepara já a sua “expansão para novos idiomas e formatos”, incluindo eventos ao vivo, visitas virtuais e até um marketplace para associados. Estão ainda previstas áreas de conteúdos premium, merchandising e a distribuição em operadores de TV como NOS, MEO e Vodafone, assim como em empresas de transporte como CP e TAP, redes sociais e páginas de internet sobre viagens.