A Associação Crescer promove o quinto evento do ciclo de jantares com chefs portugueses no restaurante “É Uma Mesa”, em mais um momento que junta a equipa de formandos deste projeto da associação a grandes nomes da gastronomia nacional. Depois da participação de André Cruz, Bertílio Gomes, Renato Bonfim e Kiko Martins, Alexandre Silva abraça a iniciativa numa noite de partilha de dinâmicas, de experiência e, claro, de sabores, que serão servidos num menu preparado em conjunto com o chef Nuno Bergonse.
É já no próximo dia 21 de novembro que a Associação Crescer promove o quinto jantar da iniciativa “É Um Convite”. Este ciclo de jantares com chefs portugueses, que neste dia irá apresentar um menu desenvolvido em conjunto pelo chef Alexandre Silva e pelos formandos da Associação, orientados pelo chef Nuno Bergonse, é mais uma oportunidade de viver uma experiência única, no restaurante “É Uma Mesa”.
Alexandre Silva vem juntar-se aos chefs André Cruz, Bertílio Gomes, Renato Bonfim e Kiko Martins, que prepararam os jantares anteriores, proporcionando bons momentos de partilha entre as suas equipas e a equipa da Crescer, enriquecendo assim o seu percurso profissional, mostrando as suas competências e capacidade de integração no mercado de trabalho dos formandos do projeto, um dos grandes objetivos desta iniciativa.
“Termos tido a participação destes chefs tem feito com que a iniciativa seja um sucesso, em várias vertentes. Aos nossos formandos podemos proporcionar estes momentos de partilha, e de colaboração com outros profissionais da área, outras dinâmicas, o que é sempre enriquecedor”, refere a organização.
“Para os clientes, estes jantares são oportunidade únicas de viver esta experiência, que tem algo de especial. Vamos já no quinto jantar, com a certeza que esta foi uma boa aposta, que é para continuar em 2025”, afirma Nuno Bergonse, chef consultor e fundador do projeto.
Na preparação de mais um jantar, com um menu exclusivo para a ocasião, os formandos da Crescer terão a oportunidade de interagir com o chef convidado, que trará para o “É Uma Mesa”, toda a sua experiência e criatividade.
Alexandre Silva é um dos nomes mais inovadores da gastronomia portuguesa, com uma trajetória marcada pela procura constante de novos sabores e técnicas. O chef tem tido um papel preponderante na promoção dos produtos nacionais e da sustentabilidade dos produtores, trabalhando apenas com aqueles que seguem métodos de produção que salvaguardam a defesa do meio ambiente.
Apaixonado pela gastronomia tradicional portuguesa, no restaurante Fogo preserva as técnicas de cozinhar com fogo, onde também leciona cursos sobre esta arte. Além deste espaço, o seu trabalho é também reconhecido pela alta cozinha que desenvolve no seu Loco, detentor de uma estrela Michelin.
O jantar terá início pelas 20h00, e promete uma experiência singular, numa celebração que une gastronomia e inclusão.
MENU “É UM CONVITE DO ALEXANDRE SILVA”
Entrada
Tártaro de atum patudo, “ajo blanco”, óleo e salsa, laranja (chef Alexandre Silva)
Prato de peixe
Polvo agridoce, abóbora assada, kale e sésamo (CRESCER)
Prato de carne
Bochecha de vaca estufada com arroz de forno a lenha (chef Alexandre Silva)
Sobremesa
Tartelete de queijo de S.Jorge 12 meses com gelado de banana e marmelada (CRESCER)
Após o evento de dia 21 de novembro, um dos pratos do chef Alexandre Silva, o tártaro de atum patudo, “ajo blanco”, óleo e salsa, laranja, ficará disponível por dois meses na carta do restaurante. Para garantir uma noite de sabores surpreendentes e partilha de conhecimento, as reservas podem ser feitas por telefone, através do 924 762 469, ou por email, para reservaseumconvite@crescer.org. O valor por pessoa é de 40 euros sem bebidas, e com vinho incluído o valor é de 50€ eurospor pessoa.
Lançado em outubro de 2019, este programa de cariz solidário da Associação CRESCER tem tido o apoio de vários parceiros, entre os quais: Câmara Municipal de Lisboa, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Fundação Manuel António da Mota, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Makro, Missão Continente, Instituto da Segurança Social, BPI la Caixa, Chefs Agency, El Corte Inglés, Grupo Nabeiro.