PUBLICIDADE

Guia para (sobre)viver ao Natal, do mercado à solidariedade

Aí está o Natal. E, com ele, multiplicam-se as iniciativas por todos os concelhos. A ideia é promover o comércio tradicional, mas também as iniciativas solidárias e a cultura, com temáticas alusivas à época.

FRANCISCO ALVARENGA (TEXTO) RÁDIO CAMPANÁRIO (FOTO)

Em Estremoz, um dos pontos altos da época natalícia ocorrerá no próximo sábado, dia 16, em pleno Rossio Marquês de Pombal: o “Mercado de Natal” estará de volta, entre as 10h00 e as 17h00 para “promover a atividade artesanal no concelho, junto da população e dos visitantes, despertando o interesse pelo artesanato tradicional e contemporâneo”.

Segundo o Município, a iniciativa visa ainda “dinamizar a economia local e o tradicional mercado de sábado, aproveitando o espírito da época natalícia e criando mais um motivo para a fruição cultural de pessoas, estimulando, em simultâneo, as compras no comércio tradicional”.

Além do mais, a campanha “É Natal no Comércio Local” também está a decorrer: por cada 15 euros em compras é entregue uma senha de participação que irá a sorteio em janeiro do próximo ano. Em jogo estão 5200 euros que serão divididos por 40 prémios. A ideia é “contribuir para a revitalização do comércio no concelho, pela importância socioeconómica que assume, procurando em simultâneo atrair novos clientes nesta época festiva que é o Natal”. Aderiram mais de 30 estabelecimentos comerciais.

Até domingo, dia 17, continuará a ser possível visitar gratuitamente o Museu Berardo de Estremoz. E o que é que isso tem a ver com o Natal? Bom, é que a visita gratuita só é possível a quem levar um brinquedo. Os presentes serão depois entregues a diversas instituições do concelho que os farão chegar a famílias carenciadas, numa iniciativa para “garantir um Natal e uma criança Feliz”.

Já os mais velhos, isto é, quem tiver mais de 65 anos, pode contar com o almoço de Natal, no Parque de Feiras e Exposições, marcado para amanhã, dia 15. Para além do almoço, lembra a autarquia, “será ainda distribuída uma lembrança de Natal” a cada agregado familiar.

Em matéria de exposições, comecemos por “Vive Estremoz no Natal”, no posto de turismo, que reúne trabalhos dos alunos da Academia Sénior. A mostra pode ser vista até 7 de janeiro e é composta por peças elaboradas pelos alunos de artes decorativas, artes e técnicas de jardinagem, cuidar com arte e pintura decorativa.

A Galeria D. Dinis é palco da XVII Exposição de Presépios de Artesanato de Estremoz, uma mostra que “é já uma referência” a nível regional e que reúne mais de duas dezenas de presépios produzidos nos mais diversos materiais, como cerâmica, tecido, pedra, madeira, cortiça, vidro e metal.

No Centro Interpretativo para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz está patente a exposição “Menino Jesus no Berço – Figurado de Estremoz”, que surgiu a partir do desafio lançado aos barristas, atualmente a produzirem figurado de Estremoz, para que fizessem, nesta época em que se celebra o nascimento de Jesus, a figura do Menino Jesus deitado no Berço. Os trabalhos dos 16 artesãos poderão ser vistos até 28 de janeiro.

Uma última nota para o Concerto de Natal que a Sociedade Filarmónica Luzitana irá dar na Igreja de São Francisco, no próximo dia 23 de dezembro, pelas 16h00, com um repertório alusivo a esta quadra festiva.

VILA VIÇOSA

Por Vila Viçosa, a época natalícia começou com um desfile de “Pais Natal” pelas estradas do concelho, um desfile ‘motard’ organizado pelo Motoclube de Vila Viçosa. Agora, de 16 a 23 de dezembro, o Largo D. João IV acolhe o Mercadinho de Natal, num evento para promover o comércio e os produtos locais e que contará com animação de rua.

A “chegada do Pai Natal”, promete o Município, acontecerá dia 23, pelas 11h00, num dos momentos mais simbólicos na iniciativa. Da animação musical, nota para as atuações da Tuna da Universidade Sénior de Vila Viçosa (dia 20) e da Sociedade Filarmónica União Calipolense (dia 21).

Ponto alto será o concerto da Sinfonietta de Lisboa, agendado para dia 21, às 21h30, na Igreja de São Francisco, sob direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo. O concerto terá como solista a soprano Isabel Alcobia, num programa com música alusivas a esta época festiva. A Sinfonietta de Lisboa tem na sua base 29 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos. Interpreta obras do barroco ao séc. XXI, tendo já estreado obras de Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Vasco Pearce de Azevedo, Ivan Moody, entre outros.

ALANDROAL

No concelho de Alandroal, “O Mundo Encantado da Sacaiolândia” vai abrir portas na tarde do próximo domingo, dia 17, especialmente direcionado para as crianças. Não faltará uma “máquina de neve”, insufláveis, carrinhos de pipocas e algodão doce, numa iniciativa marcada para a Casa do Povo de Santiago Maior.

Nesse mesmo dia, o passeio de Pais Natal ‘motard’, organizado pelo MotorKlube Alandroal, começa às 9h00, em Terena, e terminará pelas 13h40 na Praça da República, em Alandroal, depois de percorrer as diversas localidades do concelho, “distribuindo pelas crianças uma pequena lembrança natalícia”.

Também neste fim de semana, o ponto alto da programação de Natal neste concelho será o Mercado de Natal, agendado para dias 16 e 17 no mercado de Alandroal, com “atividades com o Pai Natal”, insufláveis, espetáculos musicais e oficinas sobre decorações de Natal ou doçaria para crianças.

REDONDO E SOUSEL

Em Redondo, garante a Câmara, “O Natal é Aqui”. E inclui passeios de charrete, pista de gelo, carrossel, circo, o Mercadinho de Na- tal e “outras surpresas”. As Cantadeiras de Redondo, por exemplo, irão atuar no dia 16 (17h30), o mesmo dia em que a Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense dará o seu concerto de Natal, no auditório do Centro Cultural (21h30). O espetáculo de circo está marcado para a tarde de domingo, dia 17, no Coliseu da vila. Sendo que na Biblioteca, até final do mês, está patente a exposição bibliográfica “O Maravilhoso Mun- do das Histórias de Natal”.

Finalmente, em Sousel, o programa iniciou-se com um desafio às crianças do concelho para aprenderem a fazer enfeites de Natal, numa oficina criativa a decorrer no Museu dos Cristos. A Festa de Natal, dirigida ao público escolar, foi no dia 12. E para dia 19 está agendada a habitual Festa para os idosos e reformados, com almoço convívio no pavilhão multiusos. “O Presépio, a Figura do Natal” é o título de uma exposição patente até 5 de janeiro na Biblioteca Municipal Dr. António Garção.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.