O guia TasteAtlas colocou o Alentejo entre os dez melhores destinos turísticos do mundo. A Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo já se congratulou com o resultado.
De acordo com a ERT do Alentejo, este reconhecimento “enquadra-se nas diversas iniciativas estratégicas da ERTA para promover a gastronomia alentejana, reforçando o apoio a restaurantes locais e a valorização dos produtos e pratos típicos que são ícones da região”.
Lembrando que a gastronomia “tem sido um dos pilares centrais” da estratégia “para fortalecer a afirmação e dinamização turística” do Alentejo, a Entidade Regional sublinha que a valorização da culinária regional constitui “uma alavanca crucial para a região se destacar nos mercados internacionais, resultando neste importante reconhecimento global”.
“Em 2024, intensificamos o apoio à gastronomia alentejana com o objetivo claro de consolidar a preferência crescente dos turistas pela nossa região. Este reconhecimento é um passo fundamental na nossa estratégia, e embora haja ainda muito a conquistar, acreditamos que esta distinção abre novas oportunidades para a gastronomia alentejana se afirmar mundialmente”, refere José Santos, presidente da ERT do Alentejo.
Ainda segundo José Santos, “este prémio não só destaca a gastronomia alentejana como um dos maiores atrativos da região, mas também sublinha o impacto positivo que ela tem na economia nacional, alinhando-se perfeitamente com a nossa estratégia de promover o Alentejo como um destino turístico de excelência.”
Entre as iniciativas “focadas na celebração da culinária alentejana”, a ERT destava o Food Love Fest, que este ano terá a sua segunda edição, “reforçando o compromisso contínuo do Turismo do Alentejo em promover a gastronomia como um dos principais pilares do desenvolvimento turístico e económico da região”.
O Alentejo continua a apresentar indicadores de crescimento turístico sólidos e sustentáveis, com uma significativa diminuição da sazonalidade e uma procura crescente, particularmente nos mercados internacionais.