PUBLICIDADE

Governo dá “luz verde” a barragem em Estremoz

O Governo declarou a construção de uma barragem no concelho de Estremoz como de “relevante e sustentável interesse para a economia local”.

Ana Luísa Delgado (texto)

O despacho, publicado em “Diário da República”, vem assim dar “luz verde” à construção desta barragem destinada ao abeberamento de gado e ao aumento da autonomia de produção de unidades forrageiras na Herdade da Barbosa e Serrinha, localizada na União das Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão.

A empresa solicitou autorização para construir a barragem, o que irá obrigar ao abate de mais de uma centena de azinheiras e de 20 sobreiros numa área com cerca de dois hectares. Ainda que reconhecendo o “relevante e sustentável interesse do empreendimento para a economia local”, o despacho condiciona o abate das árvores à “aprovação e implementação do projeto de compensação e respetivo plano de gestão. A empresa comprometeu-se a plantar uma área de 10 hectares de povoamento de sobreiros e azinheiras.

O documento considera que a construção da barragem permitirá à empresa agrícola dispor, “numa zona com secas estivais frequentes”, de uma reserva de água “essencial para o abeberamento de gado e para garantir o aumento da autonomia de produção de unidades forrageiras em modo biológico, através da instalação de sistemas de irrigação em prados biodiversos permanentes e plurianuais, a instalar em pequenas parcelas e várzeas atualmente exploradas em regime anual de sequeiro, possibilitando a diversificação do efetivo pecuário em modo de produção biológica”

A aprovação do projeto tem ainda em consideração a “inexistência de alternativas válidas” para a localização do empreendimento, “uma vez que a localização proposta, numa linha de água, garante maior capacidade de retenção e armazenamento de água, proximidade às demais infraestruturas da propriedade, bem como acesso à eletricidade”.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.