PUBLICIDADE

Frankie Chavez grava “jogo do Empurra” em jeito de homenagem aos Xutos

Para assinalar a data em que os Xutos & Pontapés deram o seu primeiro concerto, Frankie Chavez foi para estúdio e gravou a sua própria versão de “Jogo do Empurra”, do álbum “Direito Ao Deserto” (1993). A versão, produzida pelo próprio e por Tony Love foi misturada e masterizada por João Bessa. 

A acompanhar o videoclipe, cuja realização ficou a cargo de Joana Linda, Frankie Chavez sublinhou que a canção, que acabou de fazer 30 anos, “podia ter sido lançada em 2023, pela temática tão actual que aborda”.

O músico tem-se afirmado, desde que se estreou em 2010, como um dos mais estimulantes músicos da sua geração. Inspirado pelo Folk, pelo Blues e pelo mais clássico Rock, tem levado a sua música cada vez mais longe, tudo muito a propósito da relação singular que desenvolveu com aquilo que foi sempre o princípio de tudo: a guitarra.

A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, um blues/folk composto por ambientes limpos, e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais, (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder, Neil Young) é difícil encontrar num único termo a definição para a sua música. 

Em 2017 quis o destino que o seu caminho cruzasse o de Pedro “Peixe” Cardoso, guitarrista dos míticos Ornatos Violeta. Surgiram, então, os Miramar, duo instrumental composto por estes dois guitarristas que conta já com 2 discos editados.

Em 2019 foi convidado a compor uma música para o Festival da Canção, “Mundo a Mudar”, tema que conseguiu o 4.° lugar na final e no ano seguinte, em plena pandemia de covid-19, inicia um processo de composição em que abre a porta à língua portuguesa. Lança “Alcântara” (2023), que conta com produção de Nuno Rafael (Sérgio Godinho e Humanos).

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A ALENTEJO ILUSTRADO
FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2025 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)