PUBLICIDADE

Família Nabeiro assina protocolo para manter união do grupo

O empresário Rui Nabeiro, os seus dois filhos, João Manuel e Helena, e os quatro netos assinaram um protocolo familiar destinado a “blindar” a propriedade do Grupo Nabeiro, com cerca de 3800 trabalhadores. De acordo com o semanário “Expresso”, este protocolo “garante que a estrutura do grupo – que, além da produção de café e distribuição alimentar e de bebidas, inclui também negócios na área imobiliária, turística e de serviços — está bem definida e fica blindada”.

Recorde-se que há um ano o Grupo Nabeiro foi objeto de mudanças organizativas, com a ascensão de Rui Miguel Nabeiro à presidência executiva do grupo. 

De acordo com o “Expresso”, foram contratadas duas consultoras, que ajudaram a definir o protocolo familiar que, segundo Rui Miguel Nabeiro, “define as regras” para que o grupo continue a ser um grupo familiar. “Esse protocolo foi assinado por todos os membros da família e determina o compromisso entre eles de manter o negócio. E há um acordo parassocial onde está estipulado que, caso algum deles queira vender a sua participação, terá de dar o direito de preferência aos outros”, acrescenta o semanário. 

Sublinhando que a família “está comprometida com o negócio, não está vendedora nem agora nem no futuro”, Rui Miguel Nabeiro revela que ficou igualmente definido um modelo de governo da sociedade para “garantir a sustentabilidade a longo prazo”, através do qual foi criado um Conselho de Família, “que reunirá uma vez por ano a família toda”, sendo este o “palco privilegiado” para tratar dos assuntos estratégicos do grupo. “Será uma reunião de família onde se fala de negócios, para que não estejamos sempre a falar de negócios em reuniões de família”, explica o empresário.

O “Expresso” noticiou ainda que Rui Nabeiro promoveu também mudanças na estrutura acionista — os dois filhos aumentaram as participações de 8% para 16% cada um e os netos, Rui, Rita, Ivan e Marcos, passaram a ter 8% cada um, ficando o restante capital (36%) nas mãos do empresário.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.