PUBLICIDADE

Évora Wine de “olhos postos” nos turistas espanhóis

O Évora Wine rumou até Badajoz para apresentar a programação daquele que é o maior evento de vinhos da região alentejana. No conhecido restaurante Drómo do chef JuanMa Salgado, em Badajoz, a iniciativa realizada com o apoio das entidades de Turismo do Alentejo e da Estremadura, pretende cativar o público espanhol a participar no evento de 27 e 28 de maio, na Praça do Giraldo, em Évora.

Os espanhóis são os principais turistas estrangeiros do Alentejo, representando 20% do total de visitantes internacionais da região e estando à frente dos mercados americano e brasileiro. Já no que diz respeito à compra de Vinhos do Alentejo, em 2021, os consumidores espanhóis foram dos que mais surpreenderam, com o mercado de Espanha a crescer 127% em valor e 134% em volume. 

Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirma que “agora que as medidas de restrição às viagens entre países já foram substancialmente levantadas é a altura de voltar à promoção internacional ao ritmo que tínhamos antes da pandemia. Essa é a estratégia que temos de seguir e que nos permitirá continuar o caminho de retoma que já começámos a trilhar desde o passado ano.” 

“O Évora Wine tem um papel importantíssimo na atração de turistas para a região, dando a conhecer as valências do território singular que é o Alentejo”, afirma Reto Jorg, salientando que dar a conhecer o que de melhor se faz na região – do vinho, à cultura, passando pela gastronomia –, e promover o enoturismo são os principais objetivos do Évora Wine, evento que já na última edição, em 2019, contou com 10% de estrangeiros no público aderente, entre espanhóis e brasileiros. 

Por sua vez, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que estará também na apresentação de Badajoz, relembra que “o enoturismo é uma âncora para o desenvolvimento regional, potencia a vinda de turistas à nossa região e, consequentemente, dinamiza a economia alentejana. Nos últimos dez anos, este setor tem crescido de forma exponencial e temos o objetivo de posicionar o Alentejo no mapa mundial de enoturismos, como um local de visita obrigatória quando se trata de vinhos e turismo.” 

Recorde-se que a 7ª edição se realiza a 27 e 28 de maio, em Évora, e junta vinho, petiscos, cultura e turismo alentejanos naquela que será a maior edição de sempre com 200 vinhos em prova, um número recorde de 40 produtores e a estimativa de receber mais de 7 mil visitantes. 

Este ano o evento contará ainda com um pré-convívio a 26 de maio com o Andanças do Vinhos e do Petisco, um roteiro pela cidade de Évora com a prova de vinho e petiscos da região –, e com o jantar Celebrar o Alentejo, no qual serão entregues as primeiras medalhas “Por todo o Alentejo” a personalidades que se destacaram nos setores do Vinho, Turismo e Cultura. 

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.