PUBLICIDADE

Évora: “Terra Livre” junta violas campaniça e caipira na SHE

O projeto “Terra Livre”, que junta os músicos português O Gajo e brasileiro Ricardo Vignini, passa por Évora, esta sábado, com um concerto na sede da Sociedade Harmonia Eborense. O início está marcado para as 23h00.

O encontro do português João Morais mais conhecido como O Gajo (viola campaniça) e do brasileiro Ricardo Vignini (viola caipira) aconteceu no ano de 2022 através das redes sociais.

Uma sintonia musical ativou um primeiro contacto com a participação de Vignini no disco do Gajo “Não Lugar”, de 2023, que rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes tocadores.

No Brasil, Ricardo Vignini que tem uma carreira a solo de 20 anos, leva a sua viola caipira em grandes viagens desde as referências tradicionais, a abordagens mais personalizadas e contemporâneas. Em Portugal, O Gajo, com um caminho de sete anos, faz um caminho similar levando a sua tradicional Viola Campaniça para territórios artísticos mais urbanos e atuais inspirados na sua carreira musical ligada ao rock de mais de 25 anos.

Esta sintonia aproxima-os e as trocas de ideias via mundo digital começam a dar origem a um trabalho consistente que decidem transformar num disco colaborativo de nome “Terra Livre”, um território exploratório de Ricardo e João, onde expandem os seus horizontes criativos sem fórmulas ou regras pré-definidas.

Partilhar artigo:

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.