PUBLICIDADE

Évora: Sacerdote suspenso por suspeita de abuso sexual

Um sacerdote da Arquidiocese de Évora foi afastado de funções de forma “cautelar” enquanto decorrem investigações às suspeitas de que terá abusado de menores há cerca de quatro décadas no Seminário Maior de Évora.

“Enquanto decorrem as investigações, o prelado eborense decidiu pelo afastamento cautelar do sacerdote do ofício de pároco e de todas as actividades pastorais que incluam contacto com menores, sem prejuízo da sua presunção de inocência”, esclarece a Arquidiocese em comunicado, acrescentando que toda a informação recolhida será enviada para o Ministério Público.

De acordo com a mesma fonte, na sequência da divulgação do relatório fina da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, foram entregues à Arquidiocese de Évora dois nomes de “alegados abusadores, referidos nos testemunhos recolhidos” no último ano.

“O primeiro deles morreu há alguns anos. O processo considera-se extinto”, refere o comunicado, revelando que em relação ao segundo nome, o de um pároco ainda em funções, não havia “nenhuma informação complementar e a investigação efectuada nos arquivos diocesanos não encontrou nenhuma denúncia ou inquirição prévias”.

Dessa forma, o arcebispo de Évora. Dom Francisco Senra Coelho, solicitou dados suplementares que permitissem iniciar uma investigação, tendo esses elementos chegado no passado dia 7 de março e que levou à suspensão do sacerdote.

“Perante estes dados, o arcebispo [de Évora] pediu à Comissão Diocesana de Proteção e Segurança de Menores e Pessoas Vulneráveis para dar início à investigação prévia que seguirá depois para o Dicastério da Doutrina da Fé, em Roma”, conclui o documento.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.