PUBLICIDADE

Ensaios sobre obra de Régio na Feira do Livro de Évora

O Largo do Conde de Vila Flor, na envolvente ao Templo Romano, é o local escolhido para o regresso da Feira do Livro de Évora. O evento começa hoje, dia 16, e prolonga-se até ao próximo domingo, 25 de abril, numa organização da Câmara Municipal em parceria com a Biblioteca Pública de Évora. Este ano, participam 12 livrarias da cidade e de outros pontos do país, para além de um conjunto alargado de parceiros.

Das atividades previstas, destacam-se a presença do escritor Alberto Manguel, no último dia da Feira, assim como sessões temáticas sobre escritores, entre os quais José Saramago ou os eborenses Antunes da Silva e Manuel Gusmão.

A inauguração oficial ocorrerá pelas 16h00, na Biblioteca Pública, com a inauguração da exposição itinerante “Ensaios Visuais Sobre Letras e Gentes de Régio”, de Helena Major e Magda Cordas. Uma hora antes, já Carmen Garcia, colunista do diário Público, terá participado numa sessão de autógrafos e de apresentação dos seus dois livros “Uma Lição de Amor” e “Uma Lição Vinda do Mar”.

Amanhã, domingo, a programação começa (11h30) e acaba (18h30) com uma sessão de narração oral a cargo de Rodolfo Castro e intitulada “As Piores estórias do mundo, contadas pelo pior contador de estórias do mundo”. Para meio da tarde (15h00), na Biblioteca Pública, está marcada uma oficina de ilustração com Joana Dias intitulada “Desenhos que Contam”, e para a qual é necessária inscrição prévia já que a lotação está limitada a 20 participantes.

Ainda no domingo, às 16h30, será apresentada a revista Txon, numa conversa com Rita Taborda Duarte, José Pinto e Márcia Brito e com atuação do ‘dj’ SET Poético.

“Em Évora o som do mar, ao encontro da Poesia de Manuel Gusmão” é a proposta pata terça-feira, 19 de abril, ao final da tarde (18h00), numa homenagem ao poeta eborense que contará, entre outras, com a participação de Rosa Maria Martelo, professora catedrática aposentada, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de Inês Carvalho, investigadora e bolseira de investigação científica da mesma universidade. Haverá ainda uma leitura de poemas de Manuel Gusmão por Ana Meira, José Russo e Maria Marrafa, atores do Centro Dramático de Évora.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a iniciativa mantém o seu foco. Centra-se na promoção do livro e da leitura e propõe apresentações de obras com a presença dos autores, exposições, leituras encenadas, uma maratona de leitura, sessões de histórias e de poesia, oficinas de ilustração e de escrita, conferências, conversas, visitas guiadas e momentos de animação musical e teatral, estes inspirados na literatura.

De entre as livrarias participantes, temos as eborenses Alfarrabista Oliveira, Fonte de Letras, Ler com Prazer, Licorne e Nazareth. Também recebemos a Bedeteca de Beja, Bertrand, Cabeçudos (Castelo de Vide), FNAC, Gatafunho (Lisboa), Livros da Ria Formosa (Tavira) e Traga-Mundos (Bragança).

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.