PUBLICIDADE

Évora: Aí está a Bienal Internacional de Marionetas

A BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora começa hoje e prolonga-se até ao próximo dia 11 de junho. 

De acordo com o Centro Dramático de Évora (Cendrev), entidade organizadora, trata-se de um acontecimento de “enorme importância” na área do Teatro de Marionetas, não só no plano nacional, mas também internacional. A primeira edição da Bienal teve lugar em 1987, na sequência do trabalho realizado pelo Cendrev com os Bonecos de Santo Aleixo.

Este ano, a Bienal vai voltar à rua, “retomando a sua verdadeira dimensão”, depois de uma última edição “completamente atípica” em período de pandemia, e conta com a participação de 27 companhias oriundas de Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Cabo Verde e Portugal. 

Segundo o Cendrev, perspetiva-se “uma cidade cheia de marionetas”, com dezenas de apresentações em 16 espaços diferentes, uma exposição no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e um Seminário Internacional, em parceria com o CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora. Este ano a BIME apresenta-se também nos concelhos de Arraiolos e Reguengos de Monsaraz. 

Para além dos espetáculos de sala, a programação considera igualmente um conjunto de apresentações em diversos espaços de rua, dando forma a um programa de animação cultural da cidade património a caminho da Capital Europeia da Cultura.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.