PUBLICIDADE

Évora: Agosto com cinema na praça e música no jardim

Francisco Alves, texto

Câmara de Évora anuncia cinema, música e atividades para os mais novos neste mês de agosto. Iniciativas vão decorrer em diversos espaços da cidade.

O Lázaro de Alice Rohrwacher é um jovem simples, trabalhador e sempre pronto a sacrificar-se pelos outros. Diz-se que a sua brandura o torna numa “presa fácil” para os que se querem aproveitar da sua inocência, seja Tancredi, um jovem nobre com intenções duvidosas, ou a marquesa Alfonsina de Luna, uma temível proprietária de terras que mantém os seus trabalhadores presos a rituais antigos. A simulação de um rapto irá originar uma profunda mudança. 

Coprodução europeia que junta quatro países (França, Suíça, Itália e Alemanha), “Feliz como Lázaro” será exibido no próximo dia 10 de agosto, pelas 21h30, na Praça 1.º de Maio, em Évora, naquele que será o primeiro de um conjunto de filmes que integram a programação de “Verão em Évora”, a decorrer entre os próximos dias 4 e 31 de agosto.

A “Feliz como Lázaro”, que recebeu o prémio de melhor argumento no Festival de Cannes (2018) e conta com a assinatura de Alice Rohrwacher, uma cineasta italiana que conta com nomeações e prémios em vários festivais europeus, seguir-se-á “Nayola”, uma semana depois, com a assinatura de José Miguel Ribeiro. Trata-se de um filme de animação, produzido no Alentejo, que conta 25 anos de guerra civil em Angola e sobre o qual a SW Portugal já publicou um extenso trabalho.

Este ciclo de cinema inclui ainda “Cesária Évora” (dia 24 de agosto), o documentário de Ana Sofia Fonseca que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca antes explorada sobre a vida da cantora cabo-verdiana, e completa-se com um outro documentário, “Ennio, O Maestro”, este realizado por Giuseppe Tornatore, sobre a vida e obra de Ennio Morricone. 

A programação de “Verão em Évora” arranca já na próxima sexta-feira, 4 de agosto, com concertos de Mr. Gallini e Quadra. No campo da música, destaque ainda para os nomes de Tomás Wallenstein, vocalista de Capitão Fausto, que se apresenta a solo no dia 19 de agosto, e, para a banda Birds are Indie, de Coimbra, que atua a 12 de agosto. Ambos os espetáculos irão acontecer no Jardim Público. 

Para os sábados de manhã, também no Jardim Público, estão agendadas algumas iniciativas para os mais novos, com contos, teatro de marionetas e animação de rua. Destaque para a sessão de contos marcada para dia 12 de agosto, pelas 10h30, com Bru Junça, ou para a animação de rua com os Passarulhos, a 26.

Fonte da Câmara de Évora acrescenta que a edição deste ano do Artes à Rua irá acontecer de 5 a 10 de setembro, embora sem adiantar informação relativamente à programação.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.