PUBLICIDADE

Estação ferroviária vai ter novas ligações pedonais e cicláveis

As ligações pedonais entre a estação de caminho de ferro e o centro histórico de Évora estão a ser objeto de trabalhos de requalificação. 

Segundo a Câmara de Évora, trata-se de um investimento superior a um milhão de euros “que irá transformar as condições de circulação e de fruição do espaço na zona envolvente do Rossio de S. Brás, muralha, e sobretudo na ligação entre a estação e o centro histórico” da cidade, através da Avenida Francisco Barahona. As obras deverão durar oito meses.

A autarquia acrescenta que “o projeto tem prevista a construção de percursos pedonais de ligação ao centro histórico que serão confortáveis, seguros e inclusivos”, sendo construídas duas faixas pedonais e cicláveis, “uma de ligação radial entre a estação e o centro da cidade e uma segunda para dar continuidade ao percurso pedonal envolvente da muralha, numa linha que pode ser de visita à cidade, passeio ou desporto”. 

“Estas faixas terão pavimento suave, regular e confortável, adequado à utilização por idosos, utentes com mobilidade reduzida, com carrinhos de bebé, tróleis de viagem ou de compras. Os percursos, enquadrados por vegetação com árvores de sombra, terão locais aprazíveis de paragem para descanso, contemplação ou recreio”, garante a autarquia.

Em comunicado, a Câmara refere que a obra “irá permitir o incremento da mobilidade suave através da criação de condições para a circulação pedonal e ciclável e para a utilização de modos de transporte mais limpos e eficientes”. Por outro lado, os espaços periféricos do Rossio de S. Brás “serão redesenhados e requalificados por forma a disciplinar o estacionamento e devolver os passeios aos peões, ao mesmo tempo que se cumpre o objetivo de reduzir a entrada de viaturas automóveis” no centro histórico da cidade. 

“Após a respetiva conclusão, que se prevê ocorra no prazo de oito meses, terá sido dado um passo importante na aplicação prática do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município com a colaboração de toda a comunidade”, conclui o município.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.