PUBLICIDADE

EDP Renováveis promete plantar 30 mil sobreiros em Morgavel

A EDP Renováveis anunciou que vai plantar 30 mil sobreiros em Morgavel, no concelho de Sines, como compensação para o abate de 1821 sobreiros para a construção de um parque eólico.

“O plano de compensação de abate de sobreiros do parque eólico de Morgavel prevê a plantação de cerca de 42 mil árvores e arbustos, das quais 30 mil serão sobreiros, numa área aprovada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), equivalente a 50 hectares e largamente superior à que será intervencionada para a construção do parque eólico”, diz fonte oficial da EDP Renováveis.

O anúncio surgiu depois de ter sido publicado em “Diário da República” um despacho do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a reconhecer a “imprescindível utilidade pública do Parque Eólico de Morgavel e da linha elétrica a 400 kV de interligação à subestação de Sines” e a autorizar o abate de 1821 sobreiros localizados numa área de 32 hectares nos concelhos de Sines e de Santiago do Cacém.

Segundo a EDP Renováveis, “sos sobreiros identificados para eliminação, 75% estão em fase jovem, existindo ainda uma quantidade significativa de sobreiros que se encontram em mau estado de conservação”.

No seu despacho, Duarte Cordeiro lembra que o projeto obteve uma decisão de conformidade ambiental e que se trata de um empreendimento de “relevante interesse público, económico e social” uma vez que o parque eólico contribuirá para que o país possa cumprir os objetivos do Protocolo de Quioto, para redução da emissão de gases com efeito de estufa, e do Plano Nacional de Energia. 

Por outro lado, acrescenta o ministro, a EDP Renováveis apresentou “um projeto de medidas compensatórias por arborização de povoamento misto de sobreiros e medronheiros numa área de 50,07 hectares, bem como a beneficiação de infraestruturas já existentes na área do Perímetro Florestal de Conceição de Tavira”.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.