O vinho biológico Luminoso 2022 produzido nas Courelas da Torre, em Redondo, venceu o concurso internacional realizado em Inglaterra, que foi promovido pela empresa The Drinks Business designado por “The Global Orange Wine Masters 2024”.
Trata-se do primeiro vinho alentejano produzido sem intervenção no processo de vinificação a conquistar um reconhecimento internacional e logo com pontuação máxima, tornando-se, na competição de 2024, o melhor do mudo.
O Luminoso 2022 é um vinho de cor laranja, na gíria internacional reconhecido como ‘orange wine’ (vinho branco de curtimenta). Trata-se de um vinho com maceração pelicular de uvas brancas (Arinto, Fernão Pires e Antão Vaz), cujo processo produtivo resulta de intervenção mínima sem adição de sulfitos, sem filtração e sem correções.
De cor laranja, aroma a rosáceas, tais como nectarinas e pêssegos, o Luminoso apresenta-se com um paladar intenso e fresco, terminando de forma harmoniosa e persistente. A vindima é manual, em caixas de 15 quilos, e a colheita noturna é efetuada no final de Agosto. Na adega, o desengace é total, com ligeiro esmagamento e maceração pelicular entre 15 e 20 dias. É um vinho produzido artesanalmente, sem aditivos, clarificações ou filtrações.