PUBLICIDADE

Do sonho nasceu a Adega do Montado. Os vinhos já aí estão

Luís Godinho texto | Gonçalo Figueiredo imagem

E no princípio era o sonho. E no sonho de Francisco Ferreira estava fazer vinho. Comprada a herdade e plantada a vinha, ali para os lados de Serpa, Francisco Ferreira hesitou em avançar para a “loucura” da adega. Cecília Carmo, a mulher, e dois sobrinhos não deixaram que o sonho ficasse a meio. Juntou-se um outro sócio, Paulo Maurício, enólogo residente. A equipa cresceu com o enólogo Nelson Rolo. E do tal sonho de Francisco Ferreira nasceu a Adega do Montado, um projeto de família que cruza gerações, apostado em dar a conhecer o que o Alentejo tem de melhor, mas de olhos postos na inovação e em produtos diferenciadores.

“É um projeto novo, de Serpa, uma das regiões mais quentes da Europa”, lembra Nelson Rolo, acrescentando que a matriz genética da Adega “ é a conjugação de castas autóctones portugueses, com muito relevo para as alentejanas como o Antão Vaz da Vidigueira”, interrelacionadas em vinhos de lote com castas estrangeiras. “Houve um estudo muito grande a nível dos solos e quisemos ir um pouco mais além daquilo que é a oferta tradicional de castas portugueses, [aqui] conjugadas castas internacionais bem adaptadas a este terroir”.

Segundo Nelson Rolo, “inovar” e “potenciar” são dois verbos muito apreciados por quem se dedica ao projeto, daí surgindo vinhos como o espumante Monte das Bagas, “um espumante fresco, de qualidade superior”, um rosé, não por acaso feito a partir da casta Sangiovese, ou vinhos com “os perfis clássicos” do Alentejo, como o o Monte das Bagas de Ouro, um reserva 100% Antão Vaz.

Ex-jornalista da RTP, Cecília Carmo acrescenta a palavra”amor” a isto de sonhos e de vinhos. “Preparamos tudo isto com muito amor, estamos a crescer com os pés bem assentes no chão. A Adega do Montado é um projeto pequeno, mas com muitas pernas para andar”. Os vinhos foram apresentados num sunset realizado em Évora, no hotel Vitoria Stone.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.