PUBLICIDADE

Desviar aviões da Portela para Beja? PCP vota contra

Francisco Alves texto

Uma moção aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa recomenda à Câmara da capital que desenvolva “todas as ações possíveis” para assegurar o desvio “temporário” de algum tráfego excedentário do aeroporto da Portela para o de Beja, considerando tratar-se da “única alternativa possível para evitar o colapso do acesso aéreo a Lisboa”.

Apresentada pelo Aliança, a recomendação obteve votos favoráveis dos deputados municipais do PS, PSD, PAN, Iniciativa Liberal e do CDS. A CDU e o Bloco de Esquerda votaram contra. O Chega absteve-se.

A recomendação foi igualmente enviada ao Instituto Nacional de Aviação Civil e à ANA – Aeroportos de Portugal, entre outras entidades, considerando que “não promover” esta deslocalização de tráfego para Beja “é conformarmo-nos com um caminho previsivelmente sem retorno de perda de passageiros [em Lisboa], afastados pela deterioração do serviço que lhes é prestado”.

Segundo o documento, “até que uma solução definitiva” para o aeroporto de Lisboa seja concretizada, “importa encontrar respostas alternativas, eventualmente não as ideais, mas que nos afastem da vergonha de ver Lisboa listada como destino com o pior aeroporto de mundo”. Esta “resposta alternativa”, acrescenta, é Beja.

O texto aprovado pela Assembleia Municipal de Lisboa refere ainda que a “localização periférica” do aeroporto de Beja “coloca-o especialmente vocacionado para a operação das designadas companhias low cost e para serviços de médio e longo curso, tendo a pista principal condições para receber os aviões usados neste tipo de operações”.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.