PUBLICIDADE

Conheça a história da foto vencedora do Sousel Adentro

Ana Luísa Delgado texto | Paula Fortunato Bello foto

Foi a pensar no concurso de fotografia lançado pela Câmara que Paula Fortunato Bello e o marido, Pedro, decidiram passar o fim de semana no concelho de Sousel. “Viemos visitar amigos e procurar imagens adequadas ao tema [do concurso]. Fomos passear pelo campo, aproveitando para fazer geocaching, ao mesmo tempo que olhávamos Sousel do ponto de vista da fauna e flora regionais”, conta Paula Bello.

Dessa incursão pelo concelho surgiram inúmeras fotos. Uma delas, intitulada “Ouro Sobre um Manto Verde” valeu-lhe o primeiro prémio no concurso Sousel Adentro. A foto, revela, resultou da conjugação do acaso com o planeamento da fotógrafa: “Foi planeada porque andávamos especificamente a passear na região para encontrar as imagens certas e mais representativas e foi um acaso porque, ao olhar para o lado, a meio de uma caminhada, atraíram-me as cores e as diferentes texturas e topografias que achei que definiam um pouco da flora de Sousel”. 

Paula Fortunato Bello olha para essa imagem e confessa a intenção de “transmitir a beleza, diversidade e riqueza” natural do concelho. “A fotografia é uma paixão de família que usamos como elemento de ligação e convívio. É um excelente pretexto para passear pelo nosso país e descobrir recantos encantadores”.

Durante alguns anos, Paula e o marido organizaram passeios fotográficos na região de Lisboa, dos quais resultaram diversas exposições coletivas em vários espaços da capital. Em 2020, Pedro Bello publicou um livro de fotografia, “Nome de Código: LXVI”, projeto que os levou a viajar dentro e fora de Portugal. “O meu marido é muito melhor fotógrafo do que eu, por isso quando soube que ganhei o Sousel Adentro 2022 foi uma surpresa e passou a ser uma piada entre nós… ‘gozo’ com ele pois perdeu para mim”.

Lançado pela Câmara de Sousel, o concurso visa “estimular o gosto” pela fotografia e, sobretudo, “dar a conhecer um olhar diferente sobre o território do Concelho, as suas origens,

costumes e tradições”, de olhos postos na promoção externa e na projeção de uma “identidade cultural própria das nossas gentes e da nossa terra”.

Os trabalhos apresentados a concurso podem ser vistos até ao próximo dia 27 de novembro na sala de exposições temporárias do Museu dos Cristo.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.