PUBLICIDADE

Cinco Reis. Uma “pérola” na oferta turística de Beja

Já que uma imagem vale mais do que mil palavras, não será preciso descrever o deslumbramento do pôr do sol na Praia dos Cinco Reis. Basta ver a fotografia que ilustra este artigo. Maria João Macedo, responsável pelo turismo e pelos eventos na Câmara de Beja, diz que momentos como o amanhecer ou o pôr do sol são, aqui, “absolutamente especiais”, uma vez que a luminosidade própria desses momentos, associada ao enquadramento paisagístico do local, tornam a praia um “espaço com características únicas”.

Inaugurada em 2020, a praia tem bandeira azul, galardão que distingue a qualidade ambiental, e responde a um “conjunto de requisitos de primeira qualidade” que a tornam “inclusiva”, com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Ao areal, com 250 metros de extensão, com areia branca e fina que entra pelo plano de água, soma-se o apoio de praia (bar), um núcleo de atividades náuticas, ancoradouro, instalações sanitárias e zona de duche, além de um parque infantil dedicado aos mais novos. A praia é vigiada em toda a sua extensão. E há ainda dois observatórios de aves, considerando a riqueza natural da zona, nomeadamente no que diz respeito às aves aquáticas.

Segundo Maria João Macedo, trata-se de uma “pérola” na oferta turística do território. “É um recurso absolutamente marcante na diversificação da nossa oferta turística, na medida em que proporciona um conjunto de atividades diferentes das que tínhamos até então, como as iniciativas culturais, o património ou a gastronomia”, acrescenta.

O parque fluvial tornou-se, desde logo, “num espaço de lazer e de recreio com uma qualidade ímpar, do ponto de vista paisagístico e ambiental”, com um enquadramento cénico “que aproveita” a paisagem tradicional.

“É uma praia para todos, quer gostemos ou não de águas do interior, quer gostemos ou não de praia. Posso vir aqui dar um mergulho, vir à esplanada provar um vinho e degustar a gastronomia regional ou simplesmente sentar-me na areia a ler um livro ou a repousar os olhos nesta paisagem deslumbrante, com os olhos postos no horizonte enquanto o sol se esconde, por detrás dos montes de Beja… somos invadidos por uma sensação de tranquilidade imensa”, sublinha Maria João Macedo.

A qualidade da água é favorecida pela sua renovação permanente e pelas ótimas condições da bacia que drena para a albufeira de Cinco Reis. A par com todas estas valências, tem-se estimulado a componente educativa a nível ambiental, agrícola, de promoção das boas práticas desportivas e respeito pelos valores culturais.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.