A chef luso-francesa Louise Bourrat, traz a Lisboa Julien Montbabut, chef executivo do restaurante Le Monument, no Porto, para um jantar a quatro mãos e duas culturas. No dia 7 de novembro, quinta-feira, os chefs partilham a cozinha do Boubou’s, no Príncipe Real, numa noite de celebração dos sabores do país que já adotaram como seu e as técnicas da sua terra natal.
O restaurante Boubou’s, localizado na zona do Príncipe Real, em Lisboa, promove, no dia 7 de novembro, um jantar a quatro mãos, que traz à capital lisboeta o chef Julien Montbabut, do restaurante Le Monument (uma estrela Michelin), no hotel Maison Albar – Le Monumental Palace, no Porto.
Louise Bourrat abre as portas da sua cozinha ao seu conterrâneo Julien Montbabut, para uma noite de celebração dos seis anos do Boubou’s, que junta ao savoir-faire francês os sabores autênticos dos produtos portugueses. O jantar contará com um menu de degustação composto por 10 momentos, onde cada prato revela a essência de ambos os chefs e as suas abordagens distintas.
“Há já algum tempo que o trabalho da Louise me chamou à atenção, e não podia estar mais satisfeito por ter a oportunidade de trabalhar com ela e ver in loco o seu talento. Apesar de termos em comum as raízes francesas e o amor aos produtos portugueses, temos perfis diferentes e acredito que isso será uma mais valia no menu que preparámos.”, refere o chef Julien Montbabut.
Nesta noite especial, a experiência começará com uma ostra do Sado, acompanhada de manteiga e pinheiro, que proporciona um sabor fresco e marinho, seguida pela elegância das gambas do Algarve, realçadas pelo toque crocante do amendoim e uma combinação de lula com couve-flor, e sardinha, carvão, iogurte que oferece uma união intrigante de sabores e texturas.
A viagem continua com uma proposta do chef Julien, o peixe-galo com daikon e vinagre de folha de figueira, um prato que equilibra a doçura do peixe com a acidez refrescante do vinagre. Louise apresenta a ox tongue, com enguia fumada e nasturtium, uma criação que surpreende e evoca os sabores da sua infância. O cachaço de bacalhau, com tremoco e pil-pil, traz um toque salgado e crocante, enquanto o tamboril, com fígado e aipo, junta sabores terrosos e marinhos de forma harmoniosa. Na carne, uma fusão elegante de sabores e cores, com pato real, beterraba, do chef convidado.
Para finalizar, Louise encerra o menu com um sofisticado valencay, que combina abóbora, chocolate branco e sementes, seguido de maçã, CBD, shiso, uma combinação que proporciona uma experiência gustativa equilibrada e revitalizante, terminando com a pastinaca com eucalipto e avelã, uma doce e perfumada conclusão que promete deliciar os mais exigentes.
“Estou muito contente por receber o chef Julien Montbabut, um profissional que admiro imenso, no Boubou’s. Temos vindo a trabalhar juntos para criar um menu memorável que juntará às nossas raízes francesas o melhor dos ingredientes portugueses”, revela Louise. “Acredito que a partilha de ideias e experiências enriquece o nosso trabalho e não podia estar mais feliz e grata pela riqueza deste processo, que resultou no menu que iremos apresentar no dia 7 de novembro” conclui.
Nascido em Paris, Julien Montbabut, desenvolve uma cozinha de base francesa, tendo-se formado na prestigiada escola Ferrandi, na capital, e passando por restaurantes como o Pavillon Ledoyen, o Jamin ou o Le Restaurant. Em 2018, aceitou o desafio de se tornar chefe executivo do hotel Maison Albar – Le Monumental Palace –, no Porto, e em 2022, o restaurante conquistou a sua estrela Michelin, que desde então tem disso renovada, solidificando a reputação de Julien na gastronomia contemporânea.
Louise Bourrat é chef do Boubou’s desde a sua abertura em 2018, e vencedora do Top Chef França 2022, que reconheceu a sua criatividade e paixão pela cozinha. Considerada uma estrela em ascensão, no seu registo de fine dining, os grandes protagonistas são muitas vezes os produtos mais humildes, como uma língua de vaca ou uma simples melancia, elevados depois pela utilização de técnicas que os conseguem transformar numa experiência irrepreensível no paladar.
O jantar é limitado a 36 lugares e terá o valor de 125 euros, apenas menu, ou 230 euros, com harmonização vínica, a cargo da escanção da casa, Anastasiia Kornilova.