De hoje a 8 de outubro, Beja recebe a Patrimónios do Sul, uma feira, sublinha a autarquia, “promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”.
O Município de Beja diz apostar neste evento “como forma de apoio ao desenvolvimento regional e às culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação”.
Os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves serão as atividades em destaque. As manifestações culturais e os espetáculos marcam a agenda deste evento que contará com a atuação dos Clã, dos GNR e de Gabriel o Pensador, sem esquecer a música popular, o fado e o Cante Alentejano, todos os dias, de manhã e à tarde, no espaço Artes do Sul e na Vinipax.
As conversas e debates serão uma das componentes do vasto programa. A começar já esta quinta-feira, dia 5, pelas 16h00, com a apresentação do livro “Cartas Portuguesas”, de Mariana Alcoforado, numa iniciativa que contará com a presença, entre outros, dos historiadores José António Falcão e António Araújo.
Para os mais novos haverá um espaço de aprendizagem, descoberta e aventura denominado Beja Educa, com muitas surpresas que proporcionarão experiências memoráveis.
Uma das apostas centrais da Patrimónios do Sul é a Vinipax se continua a afirmar ao nível internacional, “facto que tem sido garantido pela cobertura mediática dada pela presença de jornalistas estrangeiros provenientes da Europa e da América”.
Contando com a direção técnica de Aníbal Coutinho, a Vinipax inclui provas de vinhos e visita a adegas do concelho. “Apostamos na consolidação e crescimento da feira que queremos manter como a maior feira de vinhos do sul de Portugal. Esperamos uma forte afluência de público, à semelhança das últimas edições, atendendo ao facto que as entradas serem gratuitas (haverá lugar ao pagamento do copo para provas)”, diz Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja.
Junto à Vinipax funcionará uma área de restauração, denominada “Sul à Mesa”, zona de refeições, promovida por enoturismos da região e onde irão decorrer sessões de showcooking e provas de vinhos comentadas.