PUBLICIDADE

Ahresp promove debate sobre restauração e alojamento turístico

Alexandre de Barahona (texto)

Esta sexta-feira, dia 22 de setembro, Estremoz será o centro das atenções, recebendo a Jornada Regional da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) para debater a importância da restauração e do turismo para o território.

Instada pelos “Brados do Alentejo”, Ana Jacinto, secretária-geral da Ahresp, diz que ao longo dos últimos anos o Alentejo “tem vindo a afirmar-se cada vez mais pela qualidade da sua oferta turística, tendo mesmo uma das melhores e mais diversas ofertas a nível gastronómico que temos no país”. 

Prosseguindo a sua confiança num “território muito rico e com um potencial enorme, mas que enfrenta muitos desafios, alguns deles transversais ao resto do país, como é o caso da escassez de pessoas disponíveis para trabalhar no turismo, em particular nos setores do alojamento e da restauração”. 

“Este”, prossegue, “é um tema da maior importância para qualquer destino e que cruza com o nosso problema demográfico e, neste contexto, a Ahresp tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas como resposta a este problema, criando soluções que permitam atrair trabalhadores, nacionais e estrangeiros, para esta região”. 

Sobre as soluções em redor da oferta de emprego, Ana Jacinto indica  que a imigração “pode fazer parte da solução, desde que feita de forma organizada e com condições dignas, laborais e também de vida”. Outro desafio, sublinha, passa pela “aposta na dignificação e na qualificação dos profissionais destas atividades”. 

No entanto, quanto à oferta gastronómica alentejana propriamente dita, pensa que esta “deve manter as suas raízes e a sua autenticidade, porque é isso que as pessoas gostam e esperam encontrar quando visitam a região”.

Constituindo a mais forte corporação nacional do setor, a Ahresp elegeu o Alentejo, nomeadamente Estremoz, para ser o palco onde participarão inúmeras personalidades, com destaque para a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos. Durante o evento discursam também o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, e Carlos Moura presidente da entidade organizadora.  

O lema da jornada procura questionar sobre o impacto e o peso que os setores do alojamento turístico e da restauração têm na região do Alentejo.  Ao longo do dia realizar-se-ão três painéis de discussão, moderados pelo jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho. 

Será debatido o turismo no Alentejo, e um princípio tem-se sobreposto a todos os outros, o da qualidade da oferta. “Primar pela qualidade e pela defesa e perpetuação dos produtos e cultura regionais deixará qualquer região mais perto do sucesso e de manter as características únicas do destino. O Alentejo tem sido um exemplo nacional, com a expansão da sua oferta, nomeadamente de alojamento”, assegura a secretária-geral da Ahresp.

Em acordo com José Santos da ERT, prossegue: “Mais do que crescer por crescer, os empresários da região têm primado por investimentos criteriosos e diversificados e de elevada qualidade, um pouco por todo o território. A região não é toda igual e comporta em si territórios com características diferentes, o que faz com que no Alentejo tenhamos turismo de praia, por exemplo, na zona de Odemira, e que procura preservar a importância da beleza natural do Litoral Alentejano, a exploração da zona do Alqueva e as suas qualidades únicas para reserva ‘dark sky’, bem como inúmeras unidades hoteleiras que se implantaram em típicas herdades alentejanas, aproveitando a gastronomia e produção vinícola e agrícola local”.

“Todos estes aspetos”, diz Ana Jacinto, “constituem exemplos de um crescimento sustentado da oferta, primando pela qualidade. É um sucesso que se deve ao espírito empreendedor e resiliente dos empresários, sem esquecer o bom trabalho levado a cabo pela Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo”. Concluindo, a secretária-geral da Ahresp diz que “basta, por isso, que a região continue a fazer o que de bem tem feito, e os bons resultados vão continuar a surgir”.

Partilhar artigo:

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2024 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.