PUBLICIDADE

Adega de Borba lança vinho de talha branco

Foi em 2016 que a Adega de Borba produziu o seu primeiro vinho de talha tinto, um sistema ancestral romano de fazer vinho, enriquecendo a gama desta vez com um branco. O Talhas de Borba Branco 2021 é um DOC Alentejo produzido com uvas das castas Rabo de Ovelha, Tamarez e Roupeiro, selecionadas em parcelas de vinha em sistema de produção integrada. Vinhas dos sócios da Adega de Borba que muito contribuem para a sustentabilidade ambiental da região do Alentejo.

No processo produtivo deste vinho de talha, as uvas são despejadas num pequeno tegão, desengaçadas por um ‘desengaçador por oscilação’ e colocadas em simultâneo com o sumo dentro das talhas, onde ocorre a fermentação. Durante as 3 a 4 semanas em que decorre a fermentação, as massas sobem à superfície da talha, sendo necessário passar à remontagem. Esta operação consiste em misturar o mosto com as películas e grainhas da uva, sendo a parte sólida mergulhada na parte líquida.

Concluída a fermentação e de forma lenta, dia após dia, as películas e grainhas vão caindo para o fundo da talha. Esta manta tem como função principal filtrar naturalmente o vinho para que fique pronto a beber quando sai da talha por gravi- dade. O Talhas de Borba Branco 2021 apresenta

uma cor limão maduro, aroma e sabor a ‘casta’, frutado a marmelo, com harmonia suave ao palato. “Com uma edição limitada a 700 garrafas e com teor alcoólico de 12%., este vinho é vocacionado para acompanhamento de petiscos e pratos gastronómicos, bem típicos da região do Alentejo”, diz fonte da adega, segundo a qual “nasceu assim este distinto branco de talha, preferencialmente para consumidores que pro- curam um vinho de perfil tradicional, com alguma rusticidade e de tipicidade verdadeiramente alentejana”.

Partilhar artigo:

PUBLICIDADE

FIQUE LIGADO

PUBLICIDADE

© 2022 SUDOESTE Portugal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.