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Adega da Cartuxa fecha 2022 com melhor resultado de sempre

A Adega da Cartuxa fechou 2022 com 18% de crescimento no volume de negócios comparativamente com 2021, até agora considerado o melhor ano de sempre.

A empresa, que produz anualmente uma média de 5,5 milhões de garrafas,  vendeu 23,6 milhões de euros tornando-se, segundo o diretor comercial, João Teixeira, no produtor europeu que “mais exporta” para o Brasil, mercado que representa cinco milhões de euros na faturação da Adega.

“Em 2019, a empresa não estava no top dos cinco maiores fornecedores do país”, refere João Teixeira, citado pelo semanário Expresso, acrescentando que 59% das exportações da empresa têm como destino o Brasil, “passando a ter à sua frente apenas dois concorrentes do Mercosul , do Chile e da Argentina, que entram sem ter de pagar as taxas alfandegárias dos vinhos nacionais”.

Ainda de acordo com João Teixeira, o desempenho da empresa em 2022 “não reflete o impacto da inflação” uma vez que “não mexeu” nos preços. Em 2020, devido à pandemia, o volume de negócios da empresa havia caído cerca de 25%.

O aumento das exportações da Adega da Cartuxa para o Brasil surge em “contraciclo” com o dos vinhos portugueses. De acordo com o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em 2022 Portugal exportou para o Brasil 71 milhões de euros em vinho, uma quebra de 3,5% face a 2021.

Até novembro do ano passado, o valor das exportações de vinhos do Alentejo  chegou a 73,3 milhões de euros, “números que ultrapassam o total do ano anterior”, segundo o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus.

Os vinhos alentejanos vão estar em destaque na ProWein 2023, a maior feira mundial do setor, que se realiza de 19 a 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

“Esta é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade dos vinhos da região e continuar a crescer no mercado internacional, onde nos últimos anos temos sido, cada vez mais, reconhecidos pelo nosso terroir e singularidades daí decorrentes. O aumento sucessivo do nosso valor, do nosso preço, no estrangeiro reflete isso mesmo e é este o caminho que queremos continuar a seguir”, refere Francisco Mateus.

Na ProWein, a CVRA terá um stand com mais de 180 metros quadrados, onde cerca de 30 produtores alentejanos vão dar a conhecer os seus vinhos e onde os produtores aderentes ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vão estar sinalizados “para que todos os esforços de sustentabilidade implementados, das vinhas às adegas, sejam reconhecidos pelos visitantes”.

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