Vila Alva, no concelho de Cuba, prepara-se para receber, a 10 de maio, a terceira edição do Vinho na Vila, evento que promete ser “uma das maiores festas do ano” e motor de dinamização local. Entre vinho, gastronomia, Cante e tradições alentejanas, a festa reforça-se com novas experiências e mais produtores, num ambiente que se quer único e autêntico.
O Vinho na Vila regressa a 10 de maio, para a sua terceira edição, com várias novidades no cartaz que prometem celebrar o vinho, a gastronomia e a cultura alentejana de forma vibrante e autêntica.
Em prova estarão cerca de 250 vinhos, incluindo algumas referências internacionais, de diferentes estilos e perfis, oriundos de 35 produtores. As propostas vão harmonizar com os vários produtores regionais que marcam presença no Mercado da Vila.
A esta edição juntam-se, ainda, exposições de olaria e artes gráficas, passeios de charrete e novas áreas de descanso, incluindo um miradouro. “Será um dia único, num ambiente de festa, em perfeita harmonia com a aldeia e ao som de Cante Alentejano”, garante a organização.
“Este é um projeto que tem crescido de forma sustentada, em número de produtores, de visitantes, de adegas recuperadas, de novas experiências e de animação”, sublinha Luís Gradíssimo, do Enóphilo, entidade promotora do evento, que desde a primeira edição já recebeu mais de 1200 visitantes, maioritariamente de nacionalidade portuguesa.
As 16 adegas aderentes — mais quatro do que no ano passado — refletem a projeção e o impacto do evento na aldeia, onde vivem apenas 400 habitantes. “Algumas adegas têm vindo a ser recuperadas e sente-se, também, um maior estímulo nos alojamentos da região e na restauração”, refere Ricardo Santos, do projeto XXVI Talhas.
Com o objetivo de estimular a cultura local, a organização vai igualmente envolver artistas da região, como Fernando Estevens, através da exposição Cancioneiro Ilustrado, e José Miguel, artesão de olaria.
Depois do sucesso da primeira edição, repete-se, no domingo, 11 de maio, a ação ‘chefs’ na Vila, sob a batuta do chef João Simões, do restaurante Casta85, de Alenquer. O almoço, que inclui harmonização vínica, pode ser reservado até 7 de maio, pelo valor de 65 euros por pessoa.
“Queremos que o Vinho na Vila seja um evento de referência a nível nacional, proporcionando um ambiente autêntico e diferente, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura”, conclui a organização.