Este ano celebram-se 10 anos do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que decorrerá entre os próximos dias 24 de janeiro e 9 de fevereiro.
Organizado pela Câmara de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, o Festival da Enguia – Mostra Gastronómica nos Restaurantes promete “uma experiência única” aos milhares de visitantes esperados durante os 17 dias de programação, onde os pratos de enguia são soberanos.
Durante a iniciativa, os nove restaurantes aderentes – A Cascalheira, Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Dom Lucas, Faz-te Esperto, Figo Doce, Giz na Praia, Mesa da Vila, Ti Lena Restaurante & Casa do Gin, todos situados na freguesia de Santo André – levam à mesa pratos como as enguias de caldeirada, de ensopado, na cataplana, de escabeche, fritas ou grelhadas, com os mais diversos acompanhamentos.
A iniciativa, refere a organização, “preza o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana, tendo como objetivo impulsionar a economia local, através da enguia da Lagoa de Santo André, uma iguaria de qualidade reconhecida, com profundo valor patrimonial, criada no coração da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha”.
Na “Carta Gastronómica do Alentejo” conta-se que a pesca da enguia, iniciada habitualmente em setembro, se prolonga até abril, aquando da abertura da Lagoa ao mar. E apresenta uma receita de Carlos Andrade, cozinheiro e comerciante, segundo o qual a enguia da Lagoa de Santo André é “a mais saborosa do país”. Conta o cozinheiro, nascido em 1952, que a receita vem do tempo dos seus bisavós, sendo que os avós, por volta de 1925, tinham um comércio em Sines, uma ‘barraca’ onde serviam petiscos, enguias e caldeiradas.
Seguindo esta receita, o ensopado de enguias pode fazer-se com 600 gramas de enguias, dois decilitros de azeite, uma cebola grande às rodelas, dois dentes de alho picado, um ramo de salsa picada, sal q.b., água, colorau, orégãos, vinagre, vinho tinto, pão frito ou torrado.
Tome nota: “Num tacho, levar o azeite ao lume e cobrir com a cebola. depois de alourada, juntar a salsa picada, o alho e as enguias. temperar com sal a gosto e envolver. Cobrir com água e juntar o colorau, orégãos e deixar apurar cerca de 20 minutos. No final, quando as enguias estiverem quase cozidas, juntar um pouco de vinho tinto e um ‘cheirinho’ de vinagre”.
Antes de arriscar na cozinha, o melhor mesmo será dar um pulo por estes dias à Lagoa de Santo André. O Festival não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade. Durante o Festival haverá animação nos restaurantes.
O programa inclui, no dia 26 de janeiro, uma caminhada interpretativa na Reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha – Poços do Barbarroxa e dos caniços, e no dia 8 de fevereiro, na Associação da Zona de Brescos, uma degustação de pratos confecionados com enguias, uma exposição de artesanato e a atuação do grupo Puro Cante.